Rádios bidirecionais: uma ferramenta para todas as empresas

Boas revendas de rádios querem sempre oferecer o melhor para seus clientes. Dentre a variedade de produtos disponíveis no mercado, como body cams, sistemas de despacho, e muitos outros, com certeza os rádios bidirecionais são os mais importantes – e os mais vendidos também.

Esses aparelhos, tanto os portáteis – os famosos rádios HT – quanto os móveis, que ficam em carros, ou os fixos, que ficam nas bases, são ferramentas excelentes para qualquer empresa, independente do segmento.

A GRS Brasil é uma das únicas distribuidoras de rádios Hytera no Brasil, fornecendo produtos para revendas no país todo. Hoje nós preparamos esse artigo para você que revende rádios e quer conhecer mais ainda sobre esses equipamentos e as indústrias que eles atendem!

Olha só o que vamos falar hoje:

O que é um rádio bidirecional

O rádio bidirecional é muito famoso, mas nem todo mundo o conhece a fundo, por isso queremos explicar algumas coisas sobre ele.

O rádio bidirecional é um equipamento de telecomunicações que funciona através de ondas de rádio, e algumas vezes, de redes de celular, chamados de rádios PoC.

O objetivo do rádio comunicador é simples: proporcionar a comunicação a longas distâncias de forma eficaz e rápida.

Diferente de um rádio difusor (aquele que usamos pra ouvir música no carro), que só recebe informações, o rádio comunicador tanto recebe quanto envia, permitindo o diálogo entre duas ou mais partes.

Eles também são conhecidos como walkie-talkies, e podem ser comprados tanto por pessoas físicas quanto por empresas, através de uma revenda, e é nas empresas que esses rádios são mais populares.

Por serem equipamentos muito versáteis, os rádios comunicadores trazem muitos benefícios pra quem busca uma solução de comunicação corporativa em qualquer área de atuação.

Os principais benefícios que os rádios comunicadores trazem para as empresas

Comunicação eficaz e rápida

Como falamos, o objetivo do rádio é oferecer comunicação rápida e eficaz, duas coisas muito úteis para qualquer empresa. As pessoas não têm tempo a perder, e as empresas, menos ainda.

No mundo corporativo, tempo é dinheiro, por isso a rapidez na comunicação é um fator determinante, porém, não adianta nada ser rápido mas ser ineficaz.
É essa junção de qualidades que faz dos rádios bidirecionais tão úteis para as empresas.

Os rádios de comunicação são rápidos e práticos de serem usados e os modelos mais modernos tem uma qualidade de transmissão excelente, então nada se perde, ou seja, mais produtividade para a empresa.

Segurança extra

Muitos rádios hoje já vêm com criptografia de fábrica. Isso quer dizer que ninguém de fora pode acessar a comunicação interna da equipe.

Os sistemas digitais permitem controlar exatamente quais aparelhos fazem parte daquele grupo de comunicação e quais não. Por isso as empresas que precisam de confidencialidade e segurança na comunicação podem se beneficiar muito dessa tecnologia.

Custos menores

Tirando os rádios PoC, não é necessário pagar uma conta de telefone pra usar a comunicação por rádio, o que nos leva de volta ao ponto das finanças: quanto menos gasto para a empresa, melhor.

Comunicação a longa distância e estável

Já parou pra pensar o motivo de mesmo com novas tecnologias o rádio ainda continuar sendo tão popular?

Os rádios bidirecionais não dependem de internet nem de redes móveis pra funcionarem. Isso significa que eles funcionam até nos lugares mais remotos do mundo, sem custo adicional.

Além disso, não tem o problema de ficar sem sinal de internet, o rádio não precisa disso!

Máxima organização

Na comunicação por rádio, só um fala por vez enquanto os outros escutam. Isso força a comunicação a ser bem pensada e assertiva. Você precisa apertar o botão, comunicar apenas o necessário, soltar o botão e ouvir o que os outros têm a dizer.

Na prática, além de ser mais organizado, isso faz com que as pessoas sejam bem mais diretas no que vão falar, sem desperdiçar tempo.

A verdade é que o rádio faz o que o telefone ou a internet não foram projetados para fazer. Imagina só ter que fazer uma videoconferência 24h por dia com as equipes para poder se comunicar?

O rádio pode estar sempre ligado (mas precisa ser recarregado, é claro) sem atrapalhar a rotina de trabalho das pessoas, só sendo acionado quando for necessário.

As principais indústrias que usam rádios bidirecionais

Segurança pública e privada

Talvez um dos principais ramos quando falamos em rádios bidirecionais, a área de segurança é responsável por grande parte do uso desses aparelhos.

O rádio é usado por vigilantes e empresas de segurança privada, que podem atuar em condomínios, shoppings, empresas e muito mais, e também pelas polícias civis, militares e as forças armadas.

Isso acontece porque os rádios são práticos, podendo ser levados na mão ou nas viaturas, e seguros, com criptografia e sem perda de sinal.

Agronegócio

Outro setor em que os rádios de comunicação são muito populares é o do agronegócio.

Como esse tipo de atividade acontece em muitos lugares que não tem cobertura móvel ou internet de banda larga, o rádio é um grande aliado.

A tecnologia do rádio funciona mesmo em locais bastante remotos e eles podem ser tanto levados na mão quanto instalados em veículos como tratores, caminhões, e outros equipamentos usados em fazendas pequenas ou grandes.

Logística e Varejo

Grandes armazéns, estoques e centros de logística precisam de comunicação ágil e que seja capaz cobrir uma grande área, mesmo com muitos obstáculos no caminho.

De novo, a tecnologia do rádio aparece como a principal solução para as necessidades de comunicação desse setor.

Imagine ter que ligar pra alguém, esperar chamar, atender e então finalmente falar o que precisa ser dito. O rádio faz tudo isso imediatamente apenas apertando um botão.

Shoppings

Os shoppings estão cheios de rádios! As equipes de segurança, limpeza e manutenção precisam se comunicar a longas distâncias com qualidade e rapidez.

Além disso, é comum ter que acionar alguma equipe sem necessitar de uma pessoa específica, como quando alguém da equipe de limpeza precisa ser chamado para lidar com algum acidente.

Como o rádio alcança ao mesmo tempo todos que estiverem conectados ao canal, quem estiver mais próximo pode ir até o local mais rápido, o que ajuda na organização e no cumprimento das tarefas.

Aviação

Esse é outro meio onde o rádio é essencial. Os pilotos e equipes de aviação precisam se comunicar constantemente com os aeroportos e as equipes em terra.

Essa indústria é uma em que a velocidade da comunicação é de extrema importância, qualquer minuto de atraso pode levar a grandes problemas.

Por isso, os rádios são tão usados nos aviões e aeroportos no mundo todo para garantir rapidez, confiabilidade e segurança para os passageiros e os profissionais de aviação.

É claro que os rádios não estão presentes só nesses setores, mas esses são alguns que realmente dependem da radiocomunicação para funcionar. Se deixamos de mencionar algum, manda pra gente!

Mas só de ver a importância dos rádios para esses setores fica claro o porquê desses aparelhos serem tão usados nas empresas.

Os melhores rádios bidirecionais para empresas

Como falamos, a GRS Brasil é uma distribuidora dos rádios Hytera, equipamentos usados por gigantes. Eles já foram usados pela FIFA, na Copa do Mundo do Brasil e até hoje são usados pela Azul Linhas Aéreas, com:

  • 31 repetidores RD986 em grandes aeroportos;
  • 518 rádios PD706 em grandes aeroportos;
  • 67 rádios PD786 em grandes aeroportos;
  • 9 rádios MD786 em grandes aeroportos;
  • 144 rádios PD506 em aeroportos médios;
  • 700 rádios PD506 em pequenos aeroportos.

Se você, revendedor, quer fazer parte do time Hytera, empresa presente em mais de 120 países, conte com a GRS Brasil e conheça nosso programa de revendas parceiras, o GRS Partners, o programa exclusivo para quem é cliente GRS.

Além de um padrão de atendimento de alta qualidade, você aproveita benefícios como: área exclusiva de divulgação dentro do nosso site, showroom disponível para a sua revenda, treinamentos, apoio à licitação, empréstimo de produtos, apoio técnico e comercial, condições especiais e prêmios exclusivos.

A GRS fornece tudo que sua revenda precisa para ser completa. Para todas suas necessidades de rádios bidirecionais, suporte, equipamentos e muito mais, conte com a GRS.

Ficou com dúvidas, quer saber mais? Entre em contato conosco.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.